Doula Português

"Para mudar o mundo é preciso, primeiro, mudar a forma de nascer" - Michel Odent


Olá, sou Mara Flor, doula, ativista e mestranda em estudos de mulher e gênero.

Sou doula há dos anos, formada em doula de parto em São Paulo (Brasil) através do GAMA (Grupo de Apoio a Maternidade Ativa) e em doula pós parto pelo Doula Caribe

  • O que é uma doula?

O nome 'doula' vem do grego antigo e significa escrava. Em tradução livre significa mulher que serve a outras mulheres.O nome doula começou a ser utilizado para esse fim depois de um estudo realizado na Guatemala que visava a diminuição no numero de cesáreas e, para tanto, utilizou mulheres que já haviam parido para ajudarem um grupo de mulheres que iam dar a luz. O resultado foi que no grupo que teve apoio de outras mulheres presenciaram menos intervenções que no grupo de mulheres sem apoio. Quando publicaram o estudo, escolheram o vocábulo doula para nomear as mulheres que acompanharam os parto.

A função que hoje é exercida pelas doulas não é nova, mas a nomenclatura aplicada a essa função, sim. Antigamente, quando a medicina não era centralizada em hospitais, as mulheres pariam em casa com a ajuda de outras mulheres.

O modelo atual de medicina moderna coloniza o corpo das mulheres, fazendo com essas não sejam mais protagonistas do próprio parto. O parto é visto hoje como uma patologia (doença) e o protagonista é o médico. É ele quem decide o que se fazer, como fazer e quando fazer. O parto atual é marcado por uma série de intervenções desnecessárias, tais como a episiotomia (corte feito na vagina para "dar passagem"), a raspagem de pelos pubianos, enemas (lavagem intestinal), o puxo controlado e Manobra de Valsalva (quando alguém coordena quando a mulher deve fazer força; vide partos de novelas), e a posição de litotomia (quando a mulher fica deitada de barriga para cima. Essa posição só ajuda os médicos) entre muitas outras intervenções. É aí que entra a doula.


Segundo estudos¹, as doulas podem proporcionar as seguintes diferenças:


  • 50% de redução de cesáreas
  • 25% parto mais curtos
  • 60% menos solicitações de epidurais
  • 40% menos uso de oxitocina sintética
  • 30% menos uso de analgésicos
  • 40% menos uso de fórceps
  • Melhora o vínculo pais-bebê
  • Menos problemas com a lactância
  • Menor incidencia de depressão pós parto

Fonte: ¹  John H. Kennell, Marshall H. Klaus, Phyllis H. Klaus, Mimando a la madre, como una doula puede ayudarte a tener un nacimiento más corto y sano, (Mothering the Mother, How a Doula Can Help You Have a Shorter, Easier and Helthier Birth), United States of America, 1993



  • A quem é indicado ter uma doula?
As doulas exercem um apoio emocional e físico às mulheres durante a gravidez, o parto, o puerpério e, em algumas situações, no luto. São indicadas para todas as mulheres, tanto para as que têm uma gravidez de baixo risco quanto às de alto risco. As doulas são assistentes especialmente capacitadas para acompanhar as mulheres durante a gravidez e parto brindando uma ajuda psicológica, emocional e física, principalmente para estimular métodos analgésicos não farmacológicos (massagens, música, yoga etc ).


O parto é um evento fisiológico, tal como urinar. Não é uma patologia. Ninguém te informa quando você tem que urinar, a força que você deve fazer ou a posição a ser utilizada. O mesmo deveria acontecer com os partos. Primeiramente, a doula faz, através de vários processos, que a mulher seja a protagonista do próprio parto, ou como chamamos: parto ativo. Afinal, ninguém conhece melhor o seu corpo que ela própria !!! 


Esse "conhecer o seu próprio corpo" é o primeiro passo no trabalho de uma doula. Empoderar a mulher de que é ela quem vai parir e que ela é capaz disso. Hoje em dia, as mulheres estão completamente distantes dos próprios corpos, o que dá brecha para as intervenções desnecessárias da medicina, incluindo as cesáreas programadas.



O parto em si é doloroso. Ao menos hoje o é. Segundo o obstetra francês Frederick Leboyer, as dores que as mulheres sentem durante um parto na verdade são câimbras e não as contrações adequadas que de acordo com ele não deveriam ser dolorosas e que alguma vez na história as mulheres pariam sem dor. As doulas são fundamentais nesse apoio durante as dores do parto, prevenindo principalmente o estresse, fator que desencadeia maiores dores no parto, além de um possível parto mais demorado. O estresse é inibidor da ocitocina, hormônio do prazer e do amor.




Gostou? Quer ter uma doula para o seu próximo parto? Escreva-me !!!

maraflordoula@gmail.com

No hay comentarios.:

Publicar un comentario

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Buscar este blog